Agua
O clima na Europa do Norte divide-se de forma distribuída em Temperado Oceânico, Temperado Continental e Subpolar, contendo em sua vegetação uma variada abrangência contendo Taigas, Tundras, Florestas Temperadas e Estepes. Já o relevo envolve Planícies, Planaltos, Montanhas, além de diversas depressões espalhadas pela região criadas pela erosão glacial. Nessas depressões originaram-se diversos lagos, como se observa na Finlândia. Na hidrografia a Europa setentrional não fica atrás, além de lagos, desenvolvem nos rios atividades pesqueiras e se empenham na produção de eletricidade.
Cultural
A cultura em geral apoia-se numa base emocional, ganhando a sua força e voz através da literatura, a modalidade inspirou outras áreas culturais, como a pintura e a música. Jean Sibelius, a exemplo, compôs um conjunto de música clássica, dedicado aos temas da epopeia nacional.
Na Finlândia a cultura tinha/tem uma função essencialmente nacionalista, encontrando novas fontes de inspiração e novas formas de expressão. A arquitetura e o design começaram a destacar-se, não só no mercado nacional