Agua
Esse liquido tão precioso é responsável pelo abastecimento humano e animal, industrial, pesca, aqüicultura, irrigação, navegação, geração de energia, diluição de efluentes e recreação. Esses foram motivos que ocasionaram triplicação do consumo de água desde 1950 e conseqüentemente aumentou 50% o consumo médio por habitante.
O Planeta Terra é formado por muita água, porém somente 1% de toda a água do mundo está disponível para o uso e estão armazenadas nos lençóis subterrâneos, rios, na atmosfera e nos lagos. A parte mais significativa esta nos oceanos e mares com um total de 97%.
Desses 1% ,grande parte recebe o esgoto tóxico das lavouras, cidades, indústrias, hospitais etc. A deterioração das mananciais está aliada ao desmatamento para ocupação industrial ou doméstica, muitos prédios são construídos nas margens dos rios, assim afetam diretamente as fontes de água e o abastecimento das cidades. Além disso, 63% de todo lixão do Brasil estão instalados na beira de rios. Segundo IBGE, 92% do esgoto produzido no país é lançado nos rios e mares sem nenhum tratamento e das 12 mil toneladas de lixo por dia 95% é enterrado em aterros sanitários que contaminam córregos e os lençóis freáticos. A situação mais grave é no Nordeste, muitas pessoas morrem pela falta de H2O e outras pela contaminação, pois há cidades sem nenhum tipo de tratamento de água.
A água tratada fica em reservatórios e para chegar até nossas casas passa por uma complexa rede de tubulações e dutos e muitas vezes por causa de um vazamento pode haver a contaminação desta água. As vezes o problema está mais próximo e pode ser uma