agua
Quase toda comunidade tem um série de fontes de água limpa. Segundo o PhD e professor de sociologia, Phil Bartle, as várias fontes variam de acordo com a tecnologia necessária para trazer a água para as pessoas, e estas alternativas tecnológicas têm diferentes custos associados a cada uma delas. Para muitas pessoas em países industrializados, conseguir água é tão fácil quanto abrir uma torneira, e também é barato, de certa forma, mas em outros países a palavra água potável é sinônimo de escassez. O fato é que a água doce não é distribuída de maneira igual no mundo inteiro. Segundo o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, mais da metade das fontes de água do mundo estão em apenas nove países: Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Brasil, República Democrática do Congo, Rússia, Índia, China e Indonésia. A maior parte da água doce do mundo, cerca de 10 milhões de quilômetros cúbicos, fica em aquíferos subterrâneos. O restante vem de chuvas e reservatórios produzidos pelo home; lagos e rios.
As Três Principais Categorias de Fontes: O professor Bartle afirmou que em qualquer comunidade, existem as fontes potenciais de água potável que são geralmente encontradas em três categorias: (1) água presente no ar, (2) água presente na superfície e (3) água presente no subsolo.
Água do Ar: Chuva A maior parte da água presente no ar foi evaporada. O vapor d'água é um gás, e não um líquido. Quando vemos nuvens, por outro lado, não estamos vendo um gás, mas água que se condensou, algumas vezes em forma de partículas de poeira. Aquelas micro-partículas são líquidas, mas são tão pequenas que ficam suspensas no ar (unidas como nuvens) até que se juntam e caem na superfície. A precipitação (água caindo na superfície) pode ocorrer enquanto a água estiver em várias formas: Se for líquida, é chamada de chuva. Se estiver cristalizada, ela cai em forma de