Agua
Podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras, a água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.
2 DESENVOLVIMENTO
Procurando planos de aula prática sobre o ciclo da água, lembrei-me de uma aula que tive no ensino fundamental que foi muito interessante. O público alvo o ensino fundamental, aonde se inicia essa aprendizagem. Para essa aula foram necessários materiais simples.
Algumas pedras de gelo.
Uma panela que permita ver o conteúdo.
E fogo.
Assim percebemos a água no estado sólido, a partir do momento que ela entrou em contato com o fogo, o aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão, no caso da água o ponto de fusão é de 0ºC. Assim, o bloco de gelo permanecerá a 0ºC até todo ele derreter para só depois sua temperatura começar a se elevar para 1ºC, 2ºC etc. E ela rapidamente se tornou líquida, o que em seguida podemos acompanhar a passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento, se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição. . O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso, No caso da água o ponto de ebulição é de 100ºC.
Quando a água está sob a forma de gelo, ela está no estado sólido.
Ao aquecermos o gelo ele “derrete”; à esta mudança de estado dá-se o nome de FUSÃO (passagem do estado sólido para o líquido). A água pode sofrer outra mudança de estado, a SOLIDIFICAÇÃO, que é a passagem do estado líquido para o sólido. Ao colocar água no congelador, o abaixamento correspondente da temperatura da