Agua pluvial
Sabe-se que não se trata de um problema exclusivamente brasileiro e tem como principal causa o crescimento da população. Dados comprovam que a transição do século 20 para o 21 foi marcada por um crescimento demográfico sem precedentes. Esse aumento populacional requer maior preocupação com relação à demanda e oferta de água, pois a partir do crescimento da população há um aumento do consumo. Por se tratar de um recurso esgotável, torna-se extremamente importante o desenvolvimento de estudos para sua preservação e reuso, a partir de técnicas de conservação e reaproveitamento.
Buscando amenizar o problema da escassez, há uma grande necessidade em se encontrar fontes alternativas de aproveitamento de água. A captação da água da chuva para fins não potáveis como lavagem de roupa, calçadas, irrigação e descargas é uma das possibilidades para reutilização desse recurso, amenizando os danos causados ao ambiente.
O reaproveitamento da água da chuva depende de condições locais de captação e reutilização no próprio local e se define como um sistema de saneamento descentralizado, onde sua utilização é administrada pelo próprio usuário. Isto evita o uso inadequado da água potável e possibilita uma redução de custos nas companhias de abastecimento e distribuição de água mais barata nas residências.
Portanto é necessário um sistema de aproveitamento da água de chuva que atenda aos princípios do saneamento ecológico, contribuindo para a conservação da mesma. Para melhor compreensão,serão abordados alguns princípios básicos nos estudos relacionados aos recursos hídricos e ao meio ambiente, visando a redução de custos e possibilitando o uso adequado da água