Agua mineral versus agua filtrada
Durante muitos anos a forma mais utilizada para armazenamento e purificação da água foi através do filtro de barro (argila). Nos últimos anos, parte da população tem dado preferência à água mineral, distribuída em galões, entretanto, recentemente esta tendência tem sido revertida devido alguns fatores importantes:
• Custo da água mineral X filtrada;
• Contaminação da água engarrafada;
• Água de má qualidade, não mineral;
• Contaminação por algas devido à falhas de armazenamento;
• Material “PET” utilizado para fabricação de galões e garrafas não permite eficiência na higienização, no entanto, o INMETRO já estabeleceu que a partir de 2010, todos os garrafões deverão ser substituídos por galões de policabornato, como já acontece em outros paises;
• O descarte dos galões e garrafas contribui muito para a poluição do meio ambiente;
• Difícil manuseio em residências e escritórios devido ao peso. Em função da falta de controle na identificação dos entregadores de água, nas grandes cidades, os moradores são obrigados a receber os galões na portaria dos prédios e carregá-los até seus próprios apartamentos, como medida de segurança.
Devido as irregularidades encontradas em galões de água, a melhor forma de continuarmos consumindo água de boa qualidade é dando preferência aos filtros de barro. Os filtros de barro possuem em seu interior um componente de grande importância, o elemento filtrante (mais conhecido como vela). Atualmente encontramos vários tipos disponíveis no mercado:
Velas Goteira – Produto de porcelana microporosa que filtra retendo partículas sólidas suspensas na água, produzindo água cristalina.
Vela Declorante – Produto que contém em seu interior carvão ativado (GAC – Granular Actived Carbon) que nada mais é que um vegetal, produto da casca do coco mundialmente conhecido e amplamente utilizado em sistema de purificação de água. Esta por sua