Agua Em Declinio
A água, esse importante patrimônio da humanidade, encanta e preocupa. O encanto surge ao se contemplar esse universo maravilhoso, o das águas doces e salgadasA água se está transformando numa ameaça à existência de países inteiros. A população da Terra está aumentando e consome cada vez mais recursos naturais.
O primeiro obstáculo que as pessoas poderão enfrentar nos próximos tempos é uma falta de água global. Já neste momento a água potável é mais cara que o petróleo. Com o tempo, a sede poderá vir a ser a razão de uma nova repartição do planeta.
A Terra vive um aquecimento climático. Podemos discutir as causas da subida da coluna dos termômetros, mas não deixamos de estar perante o fato de a temperatura média anual do planeta estar aumentando.
Segundo as previsões de um grupo de peritos internacionais, dentro de 100 anos a temperatura irá aumentar 1,5 a 4 graus Celsius. Contudo, bastam dois graus para os glaciares começarem a fundir. Para uma série de países, como por exemplo na Ásia Central, isso será equivalente a uma calamidade, eles irão enfrentar a seca, diz o dirigente do Programa Clima e Energia do WWF Alexei Kokorin
Água no Planeta Cerca de ¾ da superfície do nosso planeta são cobertos por água. São 1,4 bilhões de de km3, mas do total desse volume 97,3% são de água salgada (mares e oceanos), 2,07% estão congelados (calotas polares), restando apenas 0,63% disponíveis para nosso uso, considerando-se que grande parte está localizada em locais de difícil extração (camadas profundas do subsolo) tornando inviável sua exploração, o que diminui ainda mais a quantidade de água disponível.
A água não está distribuída uniformemente pelo planeta, grande parte da população desconhece a desconhece a realidade preocupante de uma possível crise de água potável, potável, que não é mais considerada como recurso infinito. O Homem através de seus despejos está deixando boa parte das águas sem condições de tratamento.
Devemos despertar para esse problema, pois