Paper Educa O Infantil
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Silvonei Alves
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
Para as aulas de Educação Física na educação infantil serem bem proveitosas, temos que adequá-las as atividades ás respectivas idades dos alunos. As brincadeiras, por exemplo, fazem parte do dia-a-dia das crianças, e isso não deve ser retirado na escola, fazendo então parte do processo de aprendizagem. Com os jogos e brincadeiras, a criança se sente à vontade, disposta e exercitar sua imaginação, e também favorecendo o desenvolvimento de todos os aspectos esperados sendo eles físicos, mentais e cognitivos e também favorecendo o convívio com os colegas (atividades coletivas ou em duplas).
Palavras-chaves: Educação Física. Educação Infantil. Brincadeiras. Cognitivo e Social.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é fruto da experiência adquirida sobre a educação física infantil no período de estagio no Centro de Educação Infantil Gente Miúda e no pré-escolar Centro De Educação Infantil Fritz Faller, onde o CEI Gente miúda contava com as turmas do Maternal I e maternal II, já O CEI Fritz Faller contava com a turma do maternal III. Nesse período de estagio ficou claro o quanto é importante à educação física e a brincadeira na educação infantil, pois é a partir dos jogos e das brincadeiras que as crianças exercitam sua imaginação, e assim favorecendo o desenvolvimento dos aspectos físicos, mentais e cognitivos e também favorecendo o convívio com os colegas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pensar em criança, infância e educação são inevitáveis não pensar em brincadeiras, sendo que o ato de brincar é um fator surpreendente para o processo de aprendizagem da criança, pois é brincando que a criança se expressa, interage e aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade. “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois através de sua atividade lúdica que ela