agrônomo
Cinco clones superiores de camaldulensis eucalyptus de propagação in vitro ou cultura de tecidos da plantação a Senhora Keaw na parte oriental da Tailândia foram selecionados para se examinar as variações radiais das características anatômicas e gravidade específica. A idade dos clones eram 5 anos de idade na colheita. Uma árvore de nove anos, cultivada a partir de sementes no mesmo local também foi investigada. Os resultados foram os seguintes: 1) A gravidade específica mostrou valores significativamente diferentes entre os 5 clones e a muda. 2) A densidade dos vasos diminuiu rapidamente nos primeiros 2-4 centímetros a partir da medula nos clones e 5 centímetros a partir da medula na muda. 3) O comprimento das fibras dos clones cresceu lentamente para o exterior a partir da medula, enquanto as da muda cresceram rapidamente. 4) Cada clone e a muda apresentaram gravidade específica e características anatômicas diferentes. 5) Os clones têm uma zona de madeira jovem mais estreita do que a muda devido á idade cambial avançada dos clones.
Palavras chave: camaldulensis eucalyptus, características anatômicas, gravidade específica, madeira jovem.
Na Tailândia, o desflorestamente tem sido um problema sério, especialmente nos últimos trinta anos. A área de florestas diminuiu de 53% em 1961 á 27% em 1991. (Royal Forest Departament, Thailand 2000). Paralelamente com o crescimento da população, surgiu uma preocupação com a escassez de recursos. Para lidar com esses problemas, plantações de arvores de crescimento rápido foram iniciadas desde os anos 1980 (Nobuchi 2001).
Para uma área de floresta tropical como a Tailândia, com uma estação de seca longa, camaldulensis eucalyptus Dehnh., que pode se adaptar em várias condições climáticas, (Kauman etal. 1995) foi selecionado como uma espécie para plantação. O centro de pesquisa de silvicultura (Forestry Research Center)