Agrotóxicos
Saiba o que são os agrotóxicos, os motivos para usá-los e seus problemas.
O que são agrotóxicos?
Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Os agrotóxicos também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, sem alterar o seu significado.
A maior problemática do uso de agrotóxicos se iniciou devido às incertezas quanto a sua segurança para a saúde humana e animal, bem como para o meio ambiente.
A Lei 7.802/1989, que regulamenta o uso de agrotóxicos, os define como:
“Os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos; assim como substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.” De modo simplificado, separamos os agrotóxicos em 3 grupos:
• Inseticidas: Destinados ao controle de insetos, ácaros, nematóides e moluscos.
• Fungicidas: Usados no controle de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.
• Herbicidas: Destinados ao controle de plantas daninhas.
* Em algumas situações podemos dividir os produtos em mais grupos, mas para este artigo, preferimos separar somente nestes 3 grupos.
No Brasil, os agrotóxicos são fortemente regulamentados por leis específicas, tanto no seu desenvolvimento, quanto na produção, venda e uso. Para termos uma idéia, a venda só pode ser realizada sob prescrição e supervisão de um engenheiro agrônomo, que é o profissional especializado na produção agrícola.
Existem riscos à saúde?
Todos os agrotóxicos atualmente usados nas lavouras são