agroturismo
Venda Nova do Imigrante é referência em todo o País como o berço do Agroturismo. Modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e a valorização do meio.
Reconhecido como Capital Nacional do setor pela Abratur (Associação Brasileira de Turismo Rural), o município capixaba localizado nas montanhas do Espírito Santo, começou a desenvolver o Agroturismo em 1987, quando a atividade nem tinha nome no Brasil. A denominação usada vem do italiano “agriturismo”e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática.
Algumas iguarias encontradas durante as visitas às propriedades são o Socol (embutido bem condimentado) de carne de porco, o Limoncello (licor amarelo de limão siciliano), o queijo tipo Resteia (de textura macia e sabor adocicado), a Puína (ricota cremosa), a Grappa (destilado do bagaço de cana), a Caponata (antepasto preparado à base de berinjela). Outros produtos são café Arábica, cachaça, doces (em compota, cristalizados e cremosos), geleias, biscoitos, vinho, fubá de moinho de pedra, artesanatos e flores.
POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
O Posto de Informações Turísticas, localizado na Avenida Evandi Américo Comarela, n.º 75, Centro, em frente à rodoviária, funciona todos os dias da semana das 9h às 17h.
O turista contará com serviço de informações, receberá mapa gratuito dos pontos turísticos de Venda Nova do Imigrante, folders, programação cultural da cidade e informações de restaurantes, hotéis, pousadas e outros.
Associados
A criação da Associação do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur) em 1993 somou força e deu legitimidade para atuar em prol da atividade que veio como uma alternativa de geração de ocupação e renda para o produtor rural.
Os associados que são empreendedores do Agroturismo se caracterizam pelo bem receber da família rural transformando-se em um dos maiores atrativos locais, recebendo o visitante