Agropecuária
Foto: Getty Images
Rancho de gado na Califórnia: pecuária está se tornando um dos principais problemas ambientais.
O uso de combustíveis fósseis e a agricultura são as atividades que causam maior impacto ambiental no mundo todo, segundo um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Como forma de atenuar esse impacto, a pesquisa recomenda uma mudança radical da dieta alimentar da população..
Os próprios autores de "Impactos ambientais do consumo e produção: produtos e materiais prioritários" reconheceram que as conclusões do relatório são controversas e que eles mesmos ficaram surpresos com os resultados.
No entanto, asseguraram que os dados são irrefutáveis. "Fiquei surpreso. Mas quando se contempla a situação geral e se observa a fertilização excessiva, a mudança do uso da terra e da utilização de água se percebe facilmente que o impacto da agricultura é, na verdade, muito grande", afirmou o professor Edgar Hertwich, da Universidade da Noruega de Ciência e Tecnologia e principal autor da pesquisa.
No capítulo agrícola, eles consideram especialmente preocupantes a produção de animais que são alimentados com mais da metade de todos as plantações mundiais. A produção agrícola representa 70% do consumo de água doce e 38% do uso total do território. A produção de alimentos é responsável por 19% das emissões mundiais de gases do efeito estufa, 60% da contaminação com fósforo e nitrogênio e 30% da contaminação tóxica na Europa.
O cultivo da terra para fins agrícolas fez desaparecer parcela significativa da vegetação original dos continentes. Entretanto podemos evitar a progressão desse problema, tomando algumas medidas de prevenção:
O plantio em curvas de nível: é uma técnica quer visa diminuir a velocidade da enxurrada e aumentar a infiltração da água no solo para, com isso, evitar que aconteçam