agronomia
Hipótese/Objetivo
Avaliar a produção de soja com semeaduras normal, tardia e safrinha na região de Primeiro de Maio – Pr, levando em consideração a importância do período da semeadura para o cultivar. A produtividade da cultura é definida pela interação entre a planta, o ambiente e o manejo. Altos rendimentos somente são obtidos quando as condições ambientais são favoráveis em todos os estágios de crescimento da soja (SILVEIRA NETO et. al., 2005).
Introdução
A soja chegou ao Brasil em meados do ano de 1880 através dos Estados Unidos da América. Hoje em dia a soja exerce um papel importante no desenvolvimento da economia brasileira, são movimentados cerca de 20 bilhões de dólares (apenas exportação de soja, óleo e farelo). Os efeitos causados pela economia em que a soja movimenta, gera mais empregos e com isso fonte de renda e melhoria na qualidade de serviços por meio de educação e capacitação do profissional.
A soja tem um papel importante na economia paranaense, pois atualmente o estado do Paraná planta cerca de 5 milhões de hectares do cultivar, movimentando milhões e gerando empregos.
Devido a grande capacidade de sensibilidade do cultivar e devido a época de semeadura e as mudanças das regiões de cultivo, é de suma importância em casos em que o produtor rural necessite iniciar o plantio mais cedo ou mais tarde nas regiões que irá iniciar o cultivo da soja. A época de semeadura envolve vários fatores entre si, por exemplo, fatores climático e ambientais, podendo assim, alterar sua capacidade de rendimento e desenvolvimento afetando outras características agronômicas.
Ao escolher uma data para plantio o agricultor estará escolhendo uma certa ligação entre os fenômenos do cultivar e dos elementos do clima na região, podendo alterar sua produção tanto para mais ou para menos. O plantio na safrinha, normalmente é utilizada para plantio de milho, trigo dentre outros cultivares, que se inicia o plantio