Pai Rico Pai pobre capítulos 9,10 e conclusão
Robert T. Kiyosaki
CAPÍTULO 9
O autor ensina que cada um de nós possui um gênio financeiro, mas em muitas pessoas ele está adormecido esperando ser despertado. Está adormecido porque nossa cultura nos educa para acreditar que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Ela nos incentiva a aprender uma profissão para que possamos trabalhar pelo dinheiro, mas não nos ensina a fazer o dinheiro trabalhar por nós. Infelizmente, 90% do mundo ocidental aceita essa teoria, simplesmente porque é mais fácil encontrar um emprego e trabalhar pelo dinheiro. O autor expõe 10 passos pra quem quer fazer parte dos 10% da população que faz o dinheiro trabalhar para elas e para desenvolver competências financeiras.
1- “Preciso de uma razão maior que a realidade: Ter metas e objetivos, definir aquilo que “quero” e aquilo que “ não quero”.
2- Invista primeiro na instrução: é importante que você estude e desenvolva suas habilidades financeiras, se você não souber o que fazer com o dinheiro ele se afastará de você, e o que sempre fará tanto você ganhar dinheiro como ter patrimônio é o conhecimento que consegue absorver.
3- Escolha os amigos com cuidado: O autor diz que possui amigos ricos e amigos que fizeram voto de pobreza, e aprende muito com esses amigos. Com os ricos aprende o que fazer, no que investir e os que pobres ou classe média aprende o que não fazer com o dinheiro. Ele aconselha a não ouvir aqueles amigos afobados e acrescenta que investidores sábios aplicam quando o negócio ainda não é popular, investidores de verdade sabem que ganham quando compram e não quando vendem.
4- Domine uma fórmula e então aprenda outra: O autor relata que a primeira fórmula que deve-se dominar é iniciar com uma profissão que vá lhe trazer algum dinheiro inicial para gerar o sustento e somente então gerar seus ativos, somente após dominar essa fórmula é que a pessoa deve aprender outra.
5- Pague a si mesmo primeiro: A ideia do autor nesse passo é que se as