Agronegócios
DEPARTAMENTO DE LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
CURSO: BAC. CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: AGRONEGÓCIOS
PROFª: LEILA AMARAL
ALUNO: GILENO GOMES DE SIQUEIRA TURMA ER1
TRABALHO DE PESQUISA
Agregação de Valores e Margem de Comercialização no Agronegócio
Agregação de Valores e Margem de Comercialização no Agronegócio
A agregação de valor significa a elevação de preços de um produto em decorrência de alguma alteração em sua forma ou sua apresentação, tanto do produto in natura como agroindustrializado, dentro de cada nível da produção; da agroindustrialização e da comercialização. Todas essas são formas de agregar valor ao produto. Em cada uma das etapas existem investimentos, custos e lucros. Portanto, a agregação de valores é uma conseqüência de custos de produção/transformação e de lucros. Por isso pode-se afirmar que a agregação de valores está ligada diretamente à sofisticação produto e de sua apresentação.
Como os produtos agropecuários são commodities (mercadorias), a agregação de valor "dentro da porteira" é mais difícil. A saída que se busca está baseada na certificação de origem, do tipo "frutas do vale do São Francisco", "café do cerrado" e outros. Para isso há necessidade de um esforço muito grande de organização dos produtores e da produção, adoção de tecnologias predefinidas, rastreabilidade, concursos de qualidade, promoção dos produtos, apoio governamental etc. Como exemplos desses esforços são citados os seguintes:
• Sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), estabelecido pelo Mapa para iniciar em 2004, procura estabelecer sistemas de identificação e codificação padronizados, de modo a permitir ao produtor registrar todas as informações referentes à produção, datas de colheita, embalagem e validade, o lote e outros dados importantes para a rastreabilidade do produto.
• Sistema