agronegócios no Brasil
CURSO DE GESTÃO EM AGRONEGÓCIOS
PAULO RICARDO SANTANA COSTA
AGRONEGÓCIOS NO BRASIL
Primavera do Leste (MT)
2014/01
Agronegócio no Brasil
O Brasil situa-se, no contexto mundial atual, como celeiro mundial em termos de agronegócio. O país possui 22% das terras agricultáveis do mundo, conta com clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce do planeta, além de elevada tecnologia utilizada no campo, dados estes que fazem do agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.
A vinda do agronegócio para o Brasil
A saga do agronegócio brasileiro infla o orgulho nacional. Afinal, depois de muito tempo, nos dá conta de que não nos destacamos apenas pelo puro extrativismo (do ouro e pedras preciosas), pelo talento inato de nossa gente - no futebol, na música e no carnaval – ou dádivas da natureza - do sol e das praias maravilhosas. Somos imbatíveis também na produção de bens extremamente necessários para a população mundial: alimentos, madeiras, fibras e energia renovável.
É verdade que nos ajudam, aqui também, o talento do brasileiro e a riqueza de nossos recursos naturais. Todavia, se dependêssemos apenas desses dois recursos estaríamos, a esta altura, importando até os alimentos de nosso cotidiano como o feijão e o arroz. Há muito tempo, esgotamos nossas terras férteis, nas quais Caminha constatou apressadamente que “em se plantando tudo dá”.
Por volta de 1960, nossas melhores terras, localizadas no Sul, Sudeste e em lugares específicos de outras regiões já se mostravam incapazes de atender nossas necessidades básicas. Já havia quase trinta anos que se iniciara a grande marcha do campo para a cidade respondendo ao sinal dado primeiro por Getúlio Vargas e depois por Juscelino Kubitschek. Eram a urbanização e a industrialização que para se sustentar dependiam de