Agronegócio no Brasil
O Agronegócio no Brasil
Três Lagoas/MS.
Índice
-Introdução
-O agronegócio no Brasil
-Características e diversidades
-Desafios a serem vencidos
-Conclusão
-Bibliografia
-Anexos
Introdução
O agronegócio envolve vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, onde é empregado capital nacional estrangeiro. Dentre as empresas de pesquisas brasileiras, destaca se a EMBRAPA, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que desenvolve projetos em todas as regiões do país. No Brasil o agronegócio é dominado por trans nacionais do ramo alimentício (Bunge e Unilever) e de fabricantes de insumo para a agricultura (Monsato e Bayer).
O agronegócio no Brasil
O agronegócio, também denominado agrobusiness, consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Ele não se limita apenas à agricultura e à pecuária, incluindo também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.
O agronegócio pode ser divido em três etapas:
1°-Produtores rurais: detentores de pequenas, médias ou grandes propriedades onde há a produção rural.
2°-Fornecedores de insumos rurais: fabricantes de máquinas rurais, fornecedores de pesticidas, sementes, equipamentos, etc.
3°-Processamento distribuição e comercialização: frigoríficos, distribuidoras de alimentos, indústrias, supermercados, entre outros.
A agropecuária brasileira é um bem gigantesco, um campo cheio de oportunidades de investimento e desenvolvimento.
O Agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia do país e representa aproximadamente 22,15% do PIB em 2012. Atualmente o país ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial. 1º produtor mundial de café, açúcar e laranja.
1º exportador mundial de carne bovina e de aves.
1º