Agronegócio
Surge o Termo “Gestão da Qualidade Total”
A estratégia administrativa "gestão da qualidade total" é orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Se observarmos o mercado veremos que este tipo de gestão tem sido amplamente utilizado nos mais diversos setores da economia, como indústria, educação, governo e serviços. A palavra "total" se refere ao objetivo de não só a empresa estar buscando atingir altos níveis de qualidade, mas também estar cobrando e incentivando seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Processos de gestão são sempre segmentados em estágios e a gestão da qualidade não é diferente, alguns estágios são: análise geral do processo, planejamento, organização, controle, implementação, análise de indicadores e educação continuada. Devido ao reconhecimento de sua importância e a alta taxa de conscientização, hoje em dia certificação de sistemas de gestão de qualidade são importantíssimos para todas as empresas.
O modelo que talvez tenha mais se destacado são as normas da série ISO 9000. Tais normas se aplicam a qualquer negócio, independentemente de tamanho, rendimento financeiro ou qualquer outra característica.
Olhando agora para o agronegócio identificamos uma enorme rede de prestação de serviços, troca de mercadorias, vendas, dinheiro e informações entre os diversos atores de uma cadeia produtiva. Esta rede inicia antes da porteira, passa pela produção e chega a atores que ficam depois da porteira como agroindústrias e distribuidores, por fim chega ao consumidor.
Considerando a cadeia produtiva como um todo, vemos que no