agronegocio
Ao meu ver o agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país, ou seja respondendo a questão proposta obviamente o agronegócio deve continuar sendo pauta no setor estratégico do comercio internacional Brasileiro. Nosso pais possui inúmeras vantagens competitivas quando comparado com outros países, Segundo Rodrigues (2006), o Brasil possui 22% das terras agricultáveis do mundo, além de elevada tecnologia utilizada no campo, dados estes que fazem do agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.
Atualmente o Brasil utiliza em torno de 64 milhões de hectares de terra para a agricultura, com uma produção de grãos estimada em 190 milhões de toneladas. E se somadas as terras ocupadas por uma pecuária caracterizada pelo fraco uso de tecnologia, esse número pode ser ainda maior.
Por exemplo no setor de milho obtivemos um total de 26 milhões de toneladas exportadas em 2013, sendo esta a maior exportação de milho já realizada pelo país. O Brasil também teve um consumo interno de 54 milhões de toneladas, ficando com um estoque final de 9 milhões de toneladas.
Graças ao aumento da competitividade do milho brasileiro no mercado externo, o país passou a figurar como um grande exportador do grão, mesmo com todas as dificuldades de escoamento. Outro fator favorável para o Brasil e seu agronegócio é a dita 2ِª safra. Poucos países podem produzir uma segunda safra devido às condições do clima, e o Brasil colhe essa segunda safra justo quando há pouco milho no mercado, o que aumenta ainda mais sua competitividade.
Enfim como podemos ver o Brasil apresentou produtividade elevada em todos os produtos no ano de 2013, acredito que a