Agronegocio
Estudo da viabilidade econômica na implantação de silos de armazenagem de grãos em propriedades de médio porte do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Agronegócio, armazenagem e processamento de grãos de soja, trigo e milho, viabilidade de implantação de silo.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade econômica da implantação de silos para armazenagem de grãos em propriedades rurais de médio porte situadas no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, tendo como referências as opções de terceirização do processo de secagem/armazenagem.
O estudo foi realizado em propriedades com áreas em torno de 300 hectares, onde fossem cultivadas principalmente soja, milho e trigo.
1. Introdução
No passado as propriedades rurais eram muito diversificadas, com várias culturas e criações diferentes, pois eram necessárias para sobrevivência das pessoas que nela residiam e trabalhavam.
Com o avanço tecnológico, e junto disso o êxodo de grande numero de pessoas do campo para as cidades, as propriedades acabaram mudando. Não se produzia mais apenas para o sustento e a diversificação acabou dando lugar á especialização, procurando gerar excedentes de consumo para abastecer mercados e enfrentaram a globalização da economia.
A partir disso, com a agricultura sendo tratada como um negócio,os produtores passaram a buscar produtos e serviços fora das propriedades.Novas técnicas para a gestão foram sendo implantadas,e com o mercado cada vez mais competitivo, fez-se necessário buscar alternativas capazes de reduzir os custos na propriedade.
Com isso espera-se que armazenando os grãos na propriedade a redução dos custos será considerável, além da vantagem em acompanhar o processo de beneficiamento e armazenagem dos grãos.
A retenção de produto na propriedade, quando bem feita, apresenta inúmeras vantagens. Tais como:
*Economia do transporte, uma vez que os fretes alcançam seu preço máximo no período de safra. Quando o transporte