Agrometeorologia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
AGROMETEOROLOGIA
Prof. Rivanildo Dallacort
Tanque classe A
Tangará da Serra – MT
Junho de 2014
Tanque classe A
Tanque classe A é talvez o método mais simples e mais utilizados, devido a facilidade e baixo custo, entretanto sua mensuração não é muito precisa.
Consiste basicamente em um tanque circular com cerca de 1,20m de diâmetro por 0,25m de altura, construído de chapa de aço pintado de prata ou até mesmo cromada.
O tanque deverá ser instalado sobre um estrado de madeira a cerca de 15 cm do solo. O tanque devera ser enchido de agua ate sobrar, mais ou menos, 5 cm de borda superior. O nível mínimo permitido e de 7,5 cm a partir da borda e o enchimento deve estar dentro dos parâmetros, pois em caso de chuvas extremas pode haver transbordamento.
Dentro do tanque instala-se um poço tranquilizador, cuja função é a de propiciar uma superfície sem ondas para permitir uma leitura exata do nível da água no tanque, essa medida e feita com o apoio do parafuso micrométrico cuja a precisão de ate 0,05mm essa leitura deve ser feita no começo da manha e no fim da tarde pois são horários que a radiação solar esta baixa. Sendo que a diferença entre duas leituras consecutivas nos dá o valor da evaporação no tanque classe A (ECA). A ETo e determinada a partir da multiplicação da ECA por um coeficiente do tanque (KT).
Em que,
hn = leitura do nível d’água no tanque (mm), no dia n; hn+1 = leitura do nível d’água no tanque (mm), no dia n+1;
P = precipitação ocorrida no período (mm);
KT = coeficiente do tanque Classe A, adimensional.
Resultados e discussões
O trabalho foi desenvolvido nas dependências da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), – Campus Universitário de Tangará da Serra-MT, localizado geograficamente a 14º39’ de latitude Sul e 57º25’ de longitude Oeste, com