Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: perspectivas para uma Nova Extensão Rural
É uma construção de estilos de desenvolvimento rural e agriculturas sustentáveis.
Sendo de necessidades inadiáveis, mudanças para promover a recuperação e a conservação dos recursos naturais no âmbito das unidades familiares de produção.
Extensão Rural agroecológica constitui-se num esforço de intervenção planejada para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento rural sustentável, com ênfase na participação popular na agricultura familiar e nos princípios da agroecologia como orientação para a promoção de estilos de agricultura socioambiental e economicamente sustentável.
A sustentabilidade destaca duas correntes principais e antagônicas a ecotecnocrática e a ecossocial.Precisa está relacionado, não somente a sustentabilidade econômica, mas também a sustentabilidade socioambiental e cultural de sociedades concretas, permitindo assim a busca e construção social de contextos de sustentabilidade crescente.
A Extensão Rural do Rio Grande do Sul apóia que os agricultores familiares devem ser ativos no processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural de suas comunidades.
A partir da década de 1970, os resultados da aplicação das estratégias convencionais de desenvolvimento já começam a se mostrar insuficientes para dar conta das crescentes condições de desigualdade e de exclusão social, as análises dos resultados estavam ocasionando graves danos do meio ambiente.
Surgindo novas orientações como “desenvolvimento com equidade e o ecodesenvolvimento”, com enfoques na sustentabilidade.
A corrente ecotecnocrática, parte da necessidade de um crescimento econômico continuado, mesmo com limites da natureza. Relacionando crescimento, sociedade e meio ambiente com o uso tecnológico e de artifícios econômicos.
Por outro lado, tenta solucionar a problemática socioambiental e os limites ao crescimento, mediante mecanismos de mercado, como estabelecimento de preços a