agrocpecuários

8391 palavras 34 páginas
Artigos de Revisão
APENDICITE AGUDA
Roberto G. de Freitas1
Marcos B. Pitombo2
Maria Cristina A. Maya3
Paulo Roberto F. Leal4
1. Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Livre-Docente em Cirurgia Geral/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HUPE/UERJ.
2. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral. Doutor em Cirurgia Geral/UFRJ; Chefe do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
3. Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia Geral; Doutora em Cirurgia Geral/UFRJ; Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
4. Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe da UDA de Cirurgia Oncológica do HUPE/UERJ.
Resumo

Os autores apresentam uma ampla revisão da apendicite aguda. Os marcos históricos importantes são relatados, desde Leonardo da Vinci em 1492. A epidemiologia, etiologia e fisiopatologia são abordadas de uma forma concisa e clara. O diagnóstico clínico é particularmente discutido numa ampla apresentação dos principais sinais e sintomas, e das diferentes formas de apresentação, com a perspectiva de estabelecer o diagnóstico ainda numa fase inicial. Os meios complementares de imagem, especialmente a ultrassonografia e a tomografia computadorizada, têm sua importância ressaltada, frisando as apresentações mais frequentes e mostrando suas imagens. O tratamento é apresentado, nas suas diferentes formas, chamando a atenção para a apendicectomia precoce. Finalmente, formas incomuns da apendicite são mencionadas e tratamentos de exceção são lembrados.

Descritores: Apendicite, Abdome agudo, Peritonite, Abscesso intra-abdominal.

Abstract

Authors present a revision of acute appendicitis. Since Leonardo da Vinci pictures in 1492, important historical landmarks have been reported. Epidemiology,

Relacionados