agricultura
Uma planta frutícola mais comum nos países tropicais, já sendo uma planta conhecida no Oriente no início do seculo XVIII, em que atualmente ocupa grande superfícies cultivadas nos países como India, Siri Lanka, Arquipélago Malaio e outros demais países Asiáticos. Também nos restantes parte do globo ocupa uma área de cultivo muito significativa, como na América central, Antilhas, Africa Tropical, Havai e Austrália. O fruto proveniente da planta o seu consumo efetuado em fresco, bem como é uma fonte importante de papaína( enzima digestiva) uma enzima proteolítica de ação semelhante a da pepsina e tripsina. Estas enzimas têm sido empregadas em vários usos, como na indústria comestivos, farmacêuticos, têxteis e alimentares. Um composto alcaloide denominado de carpaína, extraído das folhas, frutos e das sementes serve-se como ativador cardíaco. A fruta bem provida de nutrientes e vitaminas, como o cálcio, de pró-vitamina A e de acido ascórbico (vitamina C) uma vitamina tem maior índice quando aumento da maturação do fruto.
Uma das características chave desta planta, devida uma ampla capacidade de adaptação aos solos, uma grande densidade de plantas/ha, propagação, o rápido desenvolvimento e uma excelente produtividade ao longo do ano. A renovação das cultivares no pomar é realizado 3 a 3 anos, no máximo, um processo que compensado pelo seu rápido crescimento, uma ótima produção ao longo do ano e uma das espécies frutícolas, contribui para um bom gerenciamento da mão-de-obra e de emprego ao longo do ano.
Produção mundial
A papaia uma espécie frutícola, tendo a torna-se um dos produtos agrícolas nos países em desenvolvimento como um importante produto de exportação agrícola. Contribuindo com as receitas as famílias, pelo nesses países as frutas fornece um meio de vida para milhares de