Agricultura
BACHARELADO EM DESENVOLVIMENTO
Agricultura familiar e sustentável é possível.
Quaraí-RS 2014
É possível ter uma pequena propriedade e ser sustentável, muito dos pequenos produtores não diversificam suas propriedades insistem na monocultura e isso acaba causando a falência, a diversificação das propriedades rurais é muito importante, pois garante que tenham uma renda fixa ou pelo menos mais frequente diferente de quem só tem uma cultura ou uma produção animal.
Hoje há muitos tipos de créditos disponíveis para melhorar as condições nas propriedades rurais os investimentos se bem planejados. O vídeo mostra um casal que produzia fumo e aproveitando os incentivos do governo tanto municipal, estadual e federal diversificou sua propriedade que apenas produzia fumo, em apenas 30 hectares eles implantaram a criação de ovinos, piscicultura, produtos de agroindústria, fruticultura e aproveitando a beleza natural e a preservação do ambiente tem o turismo rural, produtor adotou o sistema de gotejamento, é um sistema barato e simples de instalar sem desperdício de água e assim evita a perda na produção por falta de precipitação.
Um programa de desenvolvimento rural, muito interessante em Santa Maria, Rio Grande do Sul divide em onze seguimentos que vai da produção de hortaliças a produção de cria com inseminação artificial, incentivando os produtores rurais a produzirem e dando assistência técnica. Com essa atitude os pequenos produtores estão crescendo e investindo cada vez mais.
Segundo reportagem do globo rural, quatro milhões de estabelecimentos rurais no país, responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto da agropecuária e por 74% da mão de obra empregada no campo, à agricultura de base familiar teve um crescimento de renda de 52% nos últimos quatro anos. Isso mostra que a linha de créditos disponibilizada pelo governo vem dando resultado, a