codigo cultural
O livro constitui O livro constitui o significado inconsciente que aplicaos a qualquer coisa – a um carro, a um tipo de comida, a um relacionamento e mesmo a um pais – por meio da cultura onde fomos criados. Os códigos entre as culturas são diferentes e as razões disso são numerosas, mas segundo o autor Clotaire Rapailie tudo se resume aos mundos nos quais crescemos e as percepções que temos sobre os fatos e justamente essas diferentes percepções fazem com que processemos as mesmas informações de maneiras distintas.
Rapailie baseou-se em cinco princípios para orientar sua metodologia que são os seguintes:
Princípio 1: Você não pode acreditar naquilo que as pessoas dizem: O único jeito eficiente de entender o que as pessoas querem é ignorar aquilo que dizem.Não significa dizer que elas mentem intencionalmente, mas que quando se fazem perguntas diretas sobre seus interesses e preferências elas tendem a dar respostas que acreditam que o indagador queira ouvir. Elas acreditam estar dizendo a verdade já que não entendem suas motivações para agir.
Princípio 2: A emoção é a energia necessária para aprender algo: As emoções são a chave para o aprendizado, a chave para gerar impressões marcantes. Quanto mais forte for a emoção, mais nitidamente será incutida a experiência. Por exemplo, na relação da criança com a panela quente que passa a evitar tocar em objetos quentes. As emoções geram uma série de conexões mentais que são reforçadas por meio da repetição e que condicionam a enxergar o mundo de forma previsível.
Princípio 3: A mensagem está na estrutura , não em seu conteúdo: