Agricultura x pecuária
Texto: Agricultura x pecuária
Autor: Fabiano Ribeiro Tito Rosa
Profissão: Zootecnista pela UNESP – Jaboticabal; Consultor de Mercado; Analista da Scot Consultoria
Fontes de dados: Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul; IEA – Instituto de Economia Agrícola; EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária IAC – Institui Agronômico de Campinas
RESENHA:
Com base nos dados pesquisado, o autor faz um paralelo entre estes dois setores do agronegócio brasileiro: Agricultura x pecuária. Mesmo afirmando que o Brasil é um país predominantemente pecuário, expõe dados comprovando que a agricultura está ocupando várias áreas que antes só eram utilizadas para pastagens. E a expectativa é que as áreas destinadas à pecuária cedam cada vez mais espaço para a agricultura.
Contudo, Fabiano R. Tito Rosa, deixa claro que muitos pecuaristas continuam acreditando no retorno financeiro da pecuária, investem em novas tecnologias, aproveitando melhor as áreas de pastagens, melhorando seu rebanho e tendo um lucro quase equivalente ao conseguido com a agricultura.
Na comparação entre a pecuária e a agricultura, destaca mesmo com o bom momento vivido pela agricultura, a pecuária continuam sendo um dos melhores investimentos, pois sofre menos com as intempéries do clima, além de ser um produto facilmente negociado, em qualquer época do ano.
Através de uma linguagem simples e objetiva, o autor aborda o assunto de forma bem dinâmica, destacando os vários aspectos da pecuária e da agricultura em parágrafos curtos e interessantes. Ao mesmo tempo que Fabiano coloca alguns problemas encontrados, mostra que existem alternativas produtivas e rentáveis. No entanto, enfatiza que estes melhores desempenhos dependem do compromisso assumido com a modernidade, com a intensificação e aplicação dos recursos