Agricultura Sustent Vel E Seus Desafios
No Brasil, os impactos da agricultura ocorreram como no resto do mundo, em decorrência do modelo agrícola adotado (...). O processo de desenvolvimento da agricultura brasileira repetiu o padrão de modernização convencional espalhando os principais impactos indesejáveis da moderna agricultura, como a destruição das florestas, a erosão dos solos e a contaminação dos recursos naturais. Apesar do crescente aumento da produtividade das lavouras, promovido pela modernização, o que se viu, além dos impactos ambientais, foi um aumento da concentração da posse de terras e de riquezas e o êxodo rural (...) “.
(CUNHA, 2009).
Sustentabilidade da agricultura pressupõe a existência de um equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente. Este novo paradigma propõe que as atividades produtivas sejam desenvolvidas de forma equilibrada, de modo a não comprometer os recursos naturais, possibilitando às futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades.
O conceito de agricultura sustentável por sua vez, vem sendo bastante discutido na atualidade, sendo que não existe ainda um conceito definitivo para designar esta forma mais racional de agricultura. Na realidade é um conceito que está sendo gerado, fruto das diversas discussões travadas nos vários setores da agricultura.
Segundo CUNHA (2009), a noção de agricultura sustentável surge da preocupação das sociedades com uma agricultura produtiva, que não prejudique o meio ambiente e forneça alimentos de qualidade.
Na realidade, a busca do desenvolvimento sustentável da agricultura passa inicialmente por assumir-se uma postura crítica com relação ao modelo agrícola tradicional, efetuando-se a realização de mudanças, principalmente o rompimento com o paradigma tradicional de agricultura, que se baseia na utilização de insumos agrícolas (fertilizantes e agrotóxicos), grande dependência tecnológica e impactos negativos sobre o meio ambiente.
Para a implantação de um novo