Agricultura Geral
ACADÊMICOS: JOSÉ ANDRÉ DIODATO HALYSON ESTEVAM
FATENE - 2014
SÚMARIO
1.1................................................................................INTRODUÇÃO
1.2........................................................TEORIA NEOMALTHUSIANA
2.0....................................................................DESENVOLVIMENTO
2.1........................................................CRITICAS CONTRA TEORIA
3.0.................................................................................CONCLUSÃO
4.0..............................................................................REFERÊNCIAS
1.1 INTRODUÇÃO
Economista Inglês que criou uma teoria que afirmava que toda população iria crescer tanto a ponto de ser impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Dentre suas obras, a principal foi o Princípio da População.
Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante. Para ele o controle de natalidade era um dos principais focos da sua teoria, para melhor controle da distribuição de alimentos.
Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias. Na segunda edição da obra, de 1803, Malthus modificou algumas teses mais radicais da primeira edição.
http://www.clickescolar.com.br/teoria-de-malthus.htm
1.2 TEORIA NEOMALTHUSIANA
A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às