Agricultura em Mocambique
A República de Moçambique situa-se no hemisfério meridional entre os paralelos 10º27’S e 26º52’S na costa sudeste do continente africano, defronte da Ilha de Madagáscar de qual se separa do canal de Moçambique. Ela pertence também aos meridianos de 30º12’E e 40º51’E e enquadra-se no fuso horário 2,possuindo assim duas horas de avanço relativamente ao tempo médio universal.
A situação geográfica de Moçambique é das mais interessantes do continente Africano, pois ela integra três das grandes regiões naturais, nomeadamente: a África Oriental ,África Central e África Austral.Com uma superfície de 799380km²,de água firme e de 13000km² a superfície de águas interiores e tendo uma fronteira terrestre de 4330km² do Rovuma a ponta ouro.
Topografia.
Moçambique conta com maís de 80 rios, alguns deles com uma importância económica a destacar. Fevereiro e Março são os meses que os seus leitos se engrossa de águas ,deitando-as pelos vales dos mesmos e dando a maior fertilidade dos solos para a agricultura.
Rio Rovuma , forma fronteira natural com Tanzania, nas suas bacias exitem poços de petróleo não explorados.
Rio Zambéze-Com uma capacidade de atingir 6000 m³/s, é um dos maís grande e importante do país. Ele nasce em Angola, forma as cataratas de Victória ,atravessa o território Moçambicano com 850km de comprimento e deságua no Oceano Indico no Chinde. Encontra-se uma barragem sobre este rio a centenas do nordeste da Cidade de Tete.O vale do Zambeze apresenta um potencial para agricultura e criação de gado.
Rio Buzi-provém do Zimbabwe, possui vales rico para a prática de agricultura e criação de gado,atravessa a província de Manica e deságua depois da Beira.
Rio Save-Separa as províncias de Inhambane e Sofala e deságua no mar na Nova Mambone.
Rio Limpopo-estende as raizes desde a superfície Sul Africana, passa por Moçambique atravessando a província de Gaza, e deságua no Oceano Índico em Xai-Xai.O solo dos vales do Limpopo é rico,