AGRICLUSTER
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO: AGRICLUSTER E TRANSGÊNICOS
2012
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO: AGRICLUSTER E TRANSGÊNICOS
Trabalho desenvolvido, baseado nas aulas de geografia e outras fontes sobre a tecnologia no campo, visando a apresentação dos conceitos de agricluster e transgênicos.
Orientador: Prof. Alex.
2012
INTRODUÇÃO Este trabalho apresentará o desenvolvimento da tecnologia em meio a agricultura, citando as causas, o seu resultado inicial envolvendo suas vantagens e desvantagens e a sua principal consequência relativa à produção. Dando ênfase aos dois fatores: agricluster e transgenia. Características da agricultura que contribuem para o avanço da produção, definindo o conceito de agricluster e destacando suas peculiaridades e abordando o tema transgenia, apresentando os exemplos de produtos, sua relação com o grau de produção e sua aprovação de acordo com a legislação brasileira.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NO CAMPO
Iniciando-se a partir da década de 50, a modernização da agricultura teve como resultados iniciais o aumento da produção agrícola e consequentemente o crescimento da economia nacional. Entretanto foi criticado pelo uso de agrotóxicos sem responsabilidade e desencadeou o êxodo rural causado pelo desemprego no campo. Acentuou-se em 1960 elevando o uso de máquinas, tratores, adubos e agrotóxicos, fatores estes que marcaram importância no desenvolvimento da produção. A “Revolução Verde” financiada pela fundação Rockefeller(associação beneficente sediada em Nova Iorque) acelerou a evolução no campo ao sugerir o maior uso e equipamentos agrícolas , o desenvolvimento de pesquisas relativo a sementes a fim de melhorar as condições de produção e o seu aumento. Os estudos de sementes baseavam-se na adequação das sementes em solos e climas desfavoráveis. O movimento tinha como objetivo o fim da fome no mundo, e teve