Agressão
A violência não é um fenômeno recente, ela está presente na historia da humanidade em todas as épocas e em todos os lugares.
O foco da psicologia social neste assunto se dá pela analise das características psicossociais e da interação entre o agressor e a vitima. Esta define a agressão como qualquer comportamento que tem a intenção de causa danos físicos ou psicológicos em outro organismo ou objeto, outro aspecto que merece ser destacado é que a agressão não precisa ser necessariamente física já que há também a agressão psicológica. Outro ponto importante que não pode ser deixado de mencionar aqui é que a agressão não se limita a alvos humanos, pode-se ser dirigida também a objetos inanimados.
A psicanálise trás importantes contribuições aos aspectos da agressão, segundo esta atos agressivos muitas vezes podem não ser percebidos pela pessoa que a executa.
Os psicólogos sociais distinguem diferentes tipos ou formas de agressão humana. A agressão hostil que é derivada de estados emocionais fortes e tem por objetivo básico causar dano a uma pessoa ou objeto. A agressão instrumental, visa prejudicar, ferir alguém como meio de atingir um outro objetivo. A agressão simbólica não envolve danos físicos, a vitima é agredida verbalmente e por fim a agressão sancionada que é aquela que a sociedade julga aceitável, como por exemplo o comportamento de um soldado que mata um inimigo na guerra.
A origem da agressão humana pode ser explicada em três categorias gerais de explicação: a) a agressão associada a natureza humana e ela terá que encontrar uma forma de expressão, incluindo aqui os teóricos que defendem uma base biológica para os comportamentos agressivos; b) a agressão é uma resposta natural à frustração, enquadram aqui os preponentes da hipótese frustração-agressão e por fim c) a que diz que a agressão é aprendida, sendo resultante das normas sociais e culturais e de experiências de socialização.
A primeira diz que todos os