Agres O
R: As bactérias são organismos unicelulares, Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares). Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares, compostos por hifas, que nada mais são do que filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Essa estrutura se estende até o alimento, realizando a absorção de seus nutrientes.
2. A Malassezia pachydermatis é um fungo leveduriforme que pode acometer o conduto auditivo e causar um quadro de otite externa. Cite as características macroscópicas e microscópicas que permitem diferenciar os fungos leveduriformes e os fungos filamentosos.
R: leveduriformes: são normalmente claro e com aspecto umedecido e brilhante, morfologia ovalada, brotamento e forma colônias, aspecto pastoso, unicelular.
Filamentosos: apresenta micélios aéreos, pluricelular, filamentos semelhante a tubos com células unidas chamadas hifas,aveludado.
3. As bactérias resistentes necessitam sofrer uma alteração no seu material genético para estabelecer uma modificação na sua estrutura ou no metabolismo e superar a ação dos antibacterianos. Explique como as bactérias podem sofrer alterações no seu material genético.
R: Um dos processos que podem ocorrer para uma recombinação é a chamada conjugação, em que uma bactéria transfere DNA em um sentido para outra bactéria por contato célula-célula. O DNA transferido pode ser parte ou todo o genoma bacteriano ou pode ser um elemento de DNA extragenômico denominado plasmídio.
Uma célula bacteriana também pode obter um pedaço de DNA do ambiente e incorporar esse DNA a seu próprio cromossomo,