Agregados
ivinhof
Profº Cristiano Olinger
Associação Educacional do Vale do Itajaí Mirim
Engenharia Civil (ECV15) – Materiais de Construção Civil I
14/mar/2013
RESUMO Podemos dizer que ¾ do volume do concreto é ocupado pelos agregados. Os agregados são materiais granulados, que não reagem com o cimento “fresco” ou endurecido, e não podem sofrer variações no volume com a umidade, possui dimensões e propriedades adequadas e isentas de impurezas. Eles são classificados quanto a sua origem, dimensões das partículas, massa unitária. Além dessas classificações possuem subdivisões em suas propriedades.
Palavras-chaves: Concreto; Fíler, Elasticidade; Porosidade.
1 INTRODUÇÃO Neste manual de pesquisa, irei fazer uma breve descrição sobre agregados; sua definição, classificação, suas normas técnicas perante a ABNT referente a suas dimensões de massa, sua resistências, durabilidade. Os agregados mais encontrados na construção civil e onde são empregados. 2 AGREGADOS
Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural. Procura-se, neste item, apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das características essenciais aos concretos. Podemos definir agregado como: material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentas de impurezas prejudiciais.
2.1 Classificações dos agregados: Os agregados podem ser classificados quanto:
• à origem;
• às dimensões das partículas;
• à massa unitária.
2.1.1 Quanto à origem, eles podem ser:
• naturais - já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização. Ex: areia