Agregados
1). Introdução Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto.
O agregado exerce nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.
Este capítulo apresenta as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das características essenciais aos concretos.
Pode-se definir agregado como: material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais.
2) Classificação dos agregados
Os agregados podem ser classificados quanto:
à origem; às dimensões das partículas; à massa específica (ρ) também conhecida por massa unitária.
a) Quanto à origem, eles podem ser:
naturais já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos e outros.
artificiais são obtidos pelo britamento de rochas: pedra britada.
industrializados aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida e escória britada.
Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si.
b) Quanto à dimensão de suas partículas, a Norma Brasileira define agregado da seguinte forma:
Agregado miúdo Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm. Agregado graúdo o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.
c) Quanto à massa