agregados
Agregados é a denominação dada aos materiais acrescentados ao cimento e água para obtenção de argamassas e concretos. Apresentam-se em forma de grãos, tais como areias e britas. Propiciam uma menor retração das pastas formadas por cimento e água e aumentam a resistência.
1.1 Classificação:
Podem ser classificados quanto:
• Origem
• Dimensões das partículas
• Massa unitária
1.1.1 Origem
Naturais: são encontrados na natureza sob forma definitiva de utilização: areias de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos,...
Artificiais: são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada...
Industrializados: aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada...
1.1.2 Dimensão das partículas
A Norma Brasileira define da seguinte maneira:
Agregado miúdo: Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
Agregado graúdo: o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.
1.1.3 Massa especifica
Podem ser classificados em leves, médios e pesados.
Leves M.E. < 1000 kg/m³
Médios 1000 ≤ M.E. ≤ 2000 kg/m³
Pesados M.E. > 2000 kg/m³
1.2 Características das rochas de origem:
O agregado deve ser um elemento inerte, ou seja: não deve conter constituintes que reajam com o cimento ‘fresco’ ou endurecido; não deve sofrer variações de volume com a umidade; não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.
A resistência a compressão varia conforme o esforço se exerça – paralela ou perpendicularmente – a pedra. Esses materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto