Agregados
Os Agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos de rochas sedimentares como arenitos e siltitos, entre outras; metamórficas como os quartzitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, Sienitos, basaltos e diabásios. Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
Especificação de Agregados miudos:
Entende-se por agregado miúdo normal ou corrente a areia natural quartzosa ou pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retiros na peneira de 4,8 mm.A resistência à compressão e o módulo de elasticidade dos agregados são propriedades inter-relacionadas, que são influenciadas pela porosidade. Os agregados naturais comumente usados para a produção de concreto normal são geralmente densos e resistentes; portanto, raramente são fatores limitantes da resistência e propriedades elásticas do concreto endurecido (MEHTA & MONTEIRO, 1994).
Muito grossas………………………… MF > 3,90
Grossas………………………………… 3,30 < MF < 3,90
Médias………………………………….. 2,40 < MF < 3,30
Finas…………………………………….. MF < 2,4
Especificação de Agregados graúdos:
O Agregado graúdo é um pedregulho natural, seixo rolado ou pedra britada, proveniente do britamento de rochas estáveis, com um máximo de 15% passando na peneira de 4,8 mm.
Devem ser provenientes de rochas estáveis, isto é, inalteráveis sob a ação do ar, água ou do gelo. Devem ser desprezados agregados de rochas feldspáticas ou de xisto, que se decompõem sob a ação do ar ou da água.
Brita 0 …………………………………. 9,5 – 4,8 mm
Brita 1