Agregados
1. O agregado é definido como um material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas, e isentos de impurezas prejudiciais.
2. As propriedades do agregado são Coesão;Fragilidade;Maleabilidade e Tenacidade.
3. Agregado miúdo - Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis,ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
Agregado graúdo - o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.
4. Coesão – É a força que une entre si as diversas moléculas ou partes de um líquido ou de um sólido.Assim é com o agregado, a coesão aparente apresenta-se quando a areia tem certo grau de umidade. É a tensão capilar da água que cria uma resistência ao cisalhamento, como se tratasse de coesão; mas, é fenômeno diverso do que ocorre nos solos coesivos.
Fragilidade – O agregado perde qualidade se contiver em sua composição grãos frágeis, que se rompem com facilidade sob a ação de pequenas cargas.
Maleabilidade - Propriedades dos materiais de se deformarem fácil e extensamente sob baixa tensão.Exemplo : Argila
Tenacidade – Materiais que possuem mais tensão,força.Exemplo: Granito.
5. As areias naturais podem ser utiizadas no preparo de argamassas; Concreto betuminoso – juntamente com o fíller, a areia entra na dosagem dos inertes do concreto betuminoso, e tem a importante propriedade de impedir o amolecimento do concreto betuminoso dos pavimentos de ruas nos dias de intenso calor; Concreto de cimento (constitui o agregado miúdo dos concretos); Pavimentos rodoviários: constitui o material de correção do solo; Filtros – devido a sua grande permeabilidade, a areia é