Agregados
Agregados
Segundo a NBR 9935 (ABNT, 2005) que determina a terminologia de agregados, o termo agregado é definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para produção de argamassas e de concreto.
Agregado Graúdo
Segundo a NBR 7211 (ABNT, 2005), Agregado Graúdo são agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75mm. Ou seja, são agregados cujos grãos têm dimensões de 4,8mm a 50mm.
Como exemplos desses agregados pode-se citar o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, de dimensão máxima característica superior a 4,8mm.
Agregado Miúdo
Segundo a NBR 7211 (ABNT, 2005), Agregado Miúdo são agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 150 µm.
Como exemplo desses agregados pode-se citar a areia natural quartzosa, ou, se artificial, a resultante do britamento de rochas estáveis.
Origem do Agregados
Os Agregados podem ser de dois tipos de origem:
1. Naturais: encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização. É exemplo a areia de rio, o seixo rolado, o pedregulho.
2. Artificiais: são os que necessitam de modificação para chegar à condição de uso. É exemplo a pedra britada (Basaltos, Granitos, Gnaisses, etc.), argila expandida, escória de alto-forno.
3. Industrializados: aqueles que são obtidos por processos industriais.
Tipos de agregados artificiais ou industrializados:
Agregados Artificiais:
a) Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da cominuição (fragmentação) controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.
b) b) Areia de brita ou areia artificial: agregado obtido dos finos resultantes da produção da brita, dos quais se retira a fração