agntes quimicos
1 INTRODUÇÃO
A atividade agrícola e industrial expõe os trabalhadores a agentes ambientais originados de fontes naturais ou artificiais em níveis que geralmente ultrapassam os limites de exposição previstos nas normas técnicas e legais.
De acordo com a legislação brasileira, as empresas devem identificar, quantificar e controlar estes agentes dentro de níveis considerados salubres.
Este trabalho resume os principais conceitos de higiene ocupacional, a forma de quantificação dos agentes mais comuns ao ambiente de produção agrícola e industrial e o método de registro e validação das informações.
2 AGENTES AMBIENTAIS
Agentes ambientais são os classificados como químico, físico e biológico.
Como agente químico podem ser relacionados os gases, vapores, fumos, névoas, poeiras e líquidos capazes de agredir a saúde de uma pessoa. Como agente físico podem ser listados o ruído, vibração, calor e radiações. Como agente biológico são listados os vírus, fungos e bactérias.
3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E LIMITES DE EXPOSIÇÃO PARA AGENTES QUÍMICOS
O reconhecimento e avaliação dos agentes ambientais devem ser feitas através de métodos científicos e objetivos cujos resultados possam ser comparados com valores preestabelecidos. Entretanto, vários agentes ainda não possuem tais métodos sendo ainda avaliados pelo sentimento do avaliador
3.1 Unidades de Medida
Em higiene ocupacional, concentrações de agentes químicos são expressas em termos volumétricos e massa.
As unidades adotadas são: Parte Por Milhão (PPM) = partes do contaminante por milhão de partes de ar; Porcentagem (%) = Volume de contaminante em relação ao volume total de ar; Miligrama por Metro Cúbico (Mg/M3) = Massa de contaminante, em miligrama, por metro cúbico de ar.
Dependendo do meio adotado para amostragem e análise, da forma como são expressos os resultados e da unidade de medida adotada como padrão para comparação com os limites de exposição, eventualmente, é necessário