biossegurança
I – INTRODUÇÃO Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS • Perigo: evento ou conseqüência de ocorrência anormal que resulta em conseqüências indesejadas ou algum tipo de perda, dano ou prejuízo pessoal, ambiental ou patrimonial.
Aerossol: partículas sólidas ou líquidas dispersas no ambiente que possa causar algum tipo de distúrbio fisiológico exemplo: espirro.
Agente: entidade biológica ou física ou química capaz de causar doenças.
Infeccioso: agente biológico com capacidade de causar infecção independente da pré-disposição do indivíduo.
Descontaminação: é um procedimento que torna qualquer objeto ou superfícies seguros atenuando, diminuindo ou eliminando os eventos de agentes químicos, físicos e biológicos.
Desinfecção: processo que elimina ou destrói a maioria dos microorganismos ou outros agntes infecciosos mediante a aplicação de meios físicos ou químicos.
Esterelização: é o processo de destruição ou eliminação de fungos, vírus, bactérias nas formas vegetativas e esporuladas e parasitas por meio físico.
Assepsia: é o conjunto de medidas utilizadas para impedir a contaminação em um local que não os tenha.
Janela Imunológica: é o intervalo entre o início da infecção e a possibilidade de detecção de anticorpos através de técnicas laboratoriais. (período de infecção até a contaminação)
Material Biológico: todo material que contenha informação genética e seja capaz de autoreprodução ou de ser reproduzido em um sistema biológico.
Nível de biossegurança: nível de contenção necessário para permitir o trabalho em laboratório de forma segura e com risco mínimo para o operador e para o