Agilizando as informações na pequena empresa: caracterização, obstáculos e vantagens do uso da tecnologia da informação
Edmundo Escrivão Filho (EESC/USP) - edesfi@prod.eesc.usp.br
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar a caracterização, os obstáculos e as vantagens que o uso de tecnologias da informação pode significar. Embora obstáculos como a resistência dos funcionários, falta de adequação da tecnologia ao ambiente possam ser comuns a empresas de todos os portes, para as pequenas empresas, esses tendem a ser manifestar de modo muito mais intenso, resultando em uma menor aplicação de tecnologias da informação em comparação com médias e grandes empresas. Esse assunto é muito relevante para os pequenos negócios, pois uma de suas grandes dificuldades é usar eficazmente as tecnologias da informação, que por sua vez, podem proporcionar diversas vantagens, tais como obter maior controle interno das operações; reduzir a redundância de operações; maior integração da empresa, aumentando a velocidade dos negócios; automatizar tarefas, economizando tempo e dinheiro, aumentando a produtividade; melhorar o atendimento ao cliente, e outras. Entretanto, deve-se considerar as características específicas das pequenas empresas, a fim de que qualquer aquisição esteja de acordo com essas especificidades, e conseqüentemente, com seu ambiente, minimizando os obstáculos, efetivando, assim, as vantagens que as tecnologias da informação podem proporcionar.
Palavras-chave: tecnologia da informação, informação e pequena empresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABREU, A.F.; FRANÇA, T.C.V.; SINZATO, C.I.P. (1999). Acesso à informação – promovendo competitividade em P&D com o uso de tecnologia de informação. Revista Ciência da Informação. Brasília, v.28, n.3, p. 322-332, set./dez.
ALBANO, C. S. (2001). Adoção de novas tecnologias da informação: um estudo de problemas e ações nas Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2001,