ageografia
- Naturalista, viajante, pesquisador e sistematizador dos conhecimentos geográficos da época. “Defendia o conceito de unidade da natureza e achava que o objetivo da pesquisa científica deveria sempre ser a descoberta da conexão causal dos fenômenos”. (Sodré, 1982).
•Karl Ritter (1779-1859)
- Humanista acadêmico. Para Ritter, a Geografia deveria “ser mais do que pura descrição: seu objetivo é familiarizar o homem com o cenário de suas atividades, sendo, por conseguinte, não a descrição desse cenário, mas o da sua relação com o homem”. (Sodré, 1982:34).
•Friedrich Ratzel (1844-1904)
- É considerado o fundador da Geografia Humana, que ele denominou de Antropogeografia, e criador da Geografia Política. Elaborou o conceito de Espaço Vital (Escola Determinista).
Espaço Vital:
Trata-se do espaço necessário para a sobrevivência e pleno desenvolvimento de um Estado-Nação. Quanto mais se desenvolve, mais um Estado necessita ampliar seu território. A idéia de Espaço foi muito utilizada durante o domínio nazista na Alemanha.
• Paul Vidal de La Blache
- É o fundador da Escola Francesa de Geografia. Tanto ele, quanto seus numerosos discípulos deram ênfase aos estudos regionais. (Escola Possibilista). Elaborou o conceito de Gênero de Vida.
—Abordagens da geografia tradicional
A Escola Determinista Alemã: em sua obra ANTROPOGEOGRAFIA, Frederico Ratzel defendeu a concepção de que o homem recebia uma total influência do meio natural, sendo um ser passivo diante da natureza. Para Ratzel e seus seguidores o meio natural determinava as formas de ocupação do espaço, pois o homem era submisso ao meio ambiente, não tendo, portanto, condições de modificá-lo. O Determinismo colocava o homem na simples condição de produto do meio.
A Escola Possibilista Francesa: Ligada Inicialmente aos nomes de Paul Vidal de La Blache e Camilo Valloux, que defenderam a concepção de que tanto o meio natural exercia influência sobre o homem como