agentes quimicos
MÓDULO 7
A G E N T E S
Q U Í M I C O S
Formadora - Magda Sousa
OBJECTIVOS
• Identificar os principais perigos químicos num posto de trabalho;
• Classificar os agentes químicos quanto à sua perigosidade;
• Reconhecer as principais medidas de prevenção contra o risco com agentes químicos.
Definições e Conceitos
AGENTE QUÍMICO – Qualquer elemento ou composto químico, isolado ou em mistura, que seja produzido, utilizado ou libertado em consequência de uma actividade laboral, inclusivamente sob a forma de resíduos, seja ou não intencionalmente produzido ou comercializado. Definições e Conceitos
• A utilização dos agentes químicos numa empresa, obriga ao conhecimento dos riscos por parte do :
- empregador;
- técnico e/ou técnico superior de segurança;
- médico do trabalho;
- trabalhadores.
A prevenção dos riscos da exposição aos agentes químicos perigosos, deve, assim, constituir um objecto de TODOS numa empresa.
Composição da Atmosfera
A composição volumétrica do ar puro é a seguinte: azoto (78%), oxigénio (21%), árgon (0,93%), dióxido de carbono (0,03%), hidrogénio (0,00005%) e gases raros (excepto o árgon).
Composição da Atmosfera
21%
1%
78%
Azoto
Oxigénio
Árgon / Dióxido de Carbono e Outros
Composição da Atmosfera
O vapor de água é também um constituinte do ar, sendo variável a sua proporção. A atmosfera dos aglomerados urbanos contém outras substâncias susceptíveis de modificar, mais ou menos profundamente, as suas propriedades. A poluição pode, igualmente, resultar de uma alteração quantitativa na composição do ar. Diz-se, portanto, que o ar está poluído ou contaminado quando contém substâncias estranhas à sua composição normal, ou mesmo quando normal no aspecto qualitativo mas possuindo alterações quantitativas, pela presença de uma ou várias substâncias componentes em concentrações superiores às normais.