agentes quimicos
QUÍMICOS
RISCOS QUÍMICOS
Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores , etc.
CLASSIFICAÇÃO
FUMOS de solda
POEIRAS minerais, madeira, geral
NÉVOA partículas líquidas.
Ex: Tinta, pulverização química, névoa ácida
Partículas líquidas produzidas mecanicamente, como por em processo “spray”
• Névoa ácida
AS NÉVOAS ÁCIDAS CONTRIBUEM PARA PROBLEMAS PERIONDONTAIS
A cavidade bucal é vulnerável a uma série de agentes externos, e algumas exposições ocupacionais estão associadas a mudanças orais, como erosões dentais, lesões ulcerosas na mucosa da boca, inflamações, sangramentos e redução do pH da saliva, que podem comprometer a capacidade de resistência a infecções.
NEBLINA: Aerosóis
(PARTÍCULAS) líquidos, formados por condensação de vapores.
Neblinas ocorrem muitas vezes quando as partículas de poeira são acumuladas no ar relativamente seco.
Ocorre quando as condições climáticas bloqueiam a dispersão de fumaça e outros poluentes que se concentram e formam manto baixo pendurado que prejudica a visibilidade e pode se tornar ameaça respiratória. Poluição industrial pode resultar em opacidade densa, conhecida como fumaça.
EFEITOS OCASIONADOS
POR AGENTES QUÍMICOS
E FÍSICOS
a toxicologia ambiental se preocupa com a influência que os agentes tóxicos ambientais exercem sobre a saúde e o bem-estar de humanos, animais e plantas, por meio da interação desses organismos.11 A toxicologia ambiental é uma ciência altamente eclética e multidisciplinar que envolve diversas áreas de estudo como biologia, química (orgânica, analítica e bioquímica), anatomia, genética, fisiologia, microbiologia, ecologia, ciências do solo, água e atmosfera, epidemiologia, estatística e legislação. • TOXICOLOGIA AMBIENTAL
GASES
Exemplo: o gás liquefeito do petróleo (GLP), que é
encontrado