agentes económicos e atividades económicas
O que é um agente económico?
- Os agentes económicos são os grupos de pessoas ou instituições que através das suas decisões influenciam o circuito económico, embora tenham diversas funções no circuito económico estabelecem entre si relações económicas essenciais: o estado, as famílias e empresas.
- Estes três agentes junto das instituições financeiras constituem uma economia fechada, também deve considerar-se um quarto agente, o exterior, com os quais estabelecem relações económicas intensas.
-Todos nós participamos de algum modo na actividade económica, quer seja porque consumimos, quer porque contribuímos para a produção ou porque estabelecemos relações de troca com outros países.
Actividades económicas
- A actividade económica envolve a Produção, a Distribuição, a Repartição e a Utilização dos Rendimentos.
- A Natureza fornece-nos os recursos em bruto para depois serem transformados em bens.
- Numa primeira fase, passam pela produção que é a actividade onde são gerados através de processos de transformação, como é o caso das matérias-primas que, depois de transformadas, dão origem a produtos prontos para serem comercializados.
- Depois vem a distribuição que engloba duas actividades, o transporte e o comércio. Os bens, por um lado, têm de ser transportados desde o produtor até ao utilizador, podendo neste caso ser o consumidor final ou outro agente que os possa usar como intermédios no processo de fabrico de outros bens. O comércio, por outro lado, permite que os bens sejam colocados à disposição dos consumidores de forma prática e conveniente.
- A comercialização dos bens gera rendimentos que são distribuídos por todos os agentes participantes na actividade económica. Esta distribuição chama-se repartição dos rendimentos e revela o contributo de cada um no processo produtivo.
- Assim, cada interveniente obtém os rendimentos de acordo com a sua participação na actividade económica:
- Os