Agentes causadores de lesão
Em patologia lesão é o conjunto de alterações moleculares, morfológicas e funcionais que surge nas células e tecidos após uma agressão.
i. características gerais
A lesão é um processo patológico pois é uma sucessão de eventos: inicia-se e evolui para cura, cronicidade ou complicações, incluindo óbito; Uma mesma lesão pode apresentar aspectos morfológicos diferentes quando em fases evolutivas diferentes. Sempre é iniciada em nível molecular Geralmente são alterações de membrana, citoplasma, organelas ou nucleares ou ainda acúmulos de substâncias nos espaços intercelulares.
ii. mecanismos gerais
Ocorre por ação direta ou indireta do agente agressor. Uma resposta de adaptação para tornar tecidos mais resistentes a agressões pode causar lesão. Há enorme diversidade de agentes lesivos, mas há limitada variedade de lesões. Isso ocorre porque os mecanismos são comuns aos diferentes agentes agressores e as defesas muitas vezes são iguais frente a diferentes estímulos. Alterações morfológicas da célula lesada são aparentes quando determinado ponto crítico do sistema bioquímico celular é danificado. Nem sempre se pode determinar precisamente o sítio bioquímico de ação do agente lesivo, mas há sistemas particularmente susceptíveis: 1. Respiração aeróbica; 2. Integridade da membrana; 3. Síntese de proteínas e enzimas e 4. Integridade do material genético.
iii. causas exógenas ou extrínsecas
A. Agentes Físicos
1. Força Mecânica : são os traumas • Abrasão: lesão superficial por ação de força que fricciona a pele • Laceração: lesão profunda por ação de força que rasga os tecidos. • Incisão: lesão por ação de instrumento com borda afiada. • Perfuração: lesão por ação de instrumento pontiagudo. • Contusão: lesão por ação de impacto, sem descontinuidade da pele • Estiramento: rompimento de fibras ou feixes de um ou mais músculos. • Entorse: