Agenda 21
A agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou rio92 , ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. Documento que estabeleceu a cada país a se comprometer a refletir global e localmente sobrea forma pela qual governos, empresas ,organizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para problemas sócio ambientais. No Brasil as discusões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento sustentável e da Agenda 21 Nacional(CPDS).
A Agenda 21 brasileira são programas de inclusão social(acesso da população a educação ,saúde e melhor distribuição de renda)
Capítulos da agenda 21
A humanidade se defronta com o agravamento da pobreza , da fome , doenças e do analfabetismo ,com a destruição dos ecosistemas , preocupações em elevar o nível de vida de todos ,são metas que nação alguma pode atingir sozinha, juntas porém em uma associação mundial podem mudar o futuro!
A agenda 21 está voltada para problemas urgentes, de hoje, o objetivo é de preparar o mundo para os desafíos do proximo século. Reproduzir um consenso mundial e um compromisso político, desenvolvimento e cooperação mundial. O exito de sua execução é responsabilidade dos Governos, para concretiza-la são necessárias estratégias políticase processos nacionais. O sistema dass Nações Unidas é fundamental para esse processo e também a participação de outros grupos devem ser estimulados.
Para o cumprimento da Agenda 21 é necessário ,muitos recursos financeiros , para acelerar o desenvolvimento sustentável, fortalecer as instituições internacionais implementando assim a Agenda 21.
A Agenda 21 é um programa dinâmico , com o passar do tempo haverá a necessidade de alterações em seus países envolvidos para evoluir. Esse processo é o início de uma nova associação mundial em prol do desenvolvimento sustentável.
2.Cooperação Internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos Países em Desenvolvimento e Políticas