Agenda 21
RESUMO DOS CAPÍTULOS:
• CAPÍTULO 04 – Mudança nos Padrões de Consumo
• CAPÍTULO
• CAPÍTULO
FERNANDO GIL – RA:
JULIANA SADOCCO LARCIPRETTI – RA: 909201477
MARCIO RAMPONI – RA: 909202328
MARCELO
VANDERLEI
CAPÍTULO 04 – Mudança nos Padrões de Consumo
A questão da mudança dos padrões de consumo é muito abrangente. Por esse motivo, está focalizada em diversos pontos da Agenda 21, não só nos que tratam de energia, transportes e resíduos, como também nos capítulos dedicados aos instrumentos econômicos e à transferência de tecnologia.
Para que esta mudança seja possível, é feito um exame nos padrões insustentáveis de produção e consumo, onde se observa que pobreza e degradação do meio ambiente estão estreitamente relacionados, de forma que os padrões de consumo e produção nos países industrializados, que geram desperdício e do uso de recursos finitos no processo de produção, provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios.
No entanto, o reconhecimento crescente da importância das implicações dos problemas relativos ao consumo ainda não foi completamente compreendido. Para que haja condições de formular políticas internacionais e nacionais coerentes é preciso aumentar o conhecimento acerca do papel do consumo em relação ao crescimento econômico e à dinâmica demográfica.
Para que essas mudanças nos padrões de consumo se tornem efetivas, é necessário adotar medidas que atendam os seguintes objetivos: reduzir as pressões ambientais e atender às necessidades básicas da humanidade e implementar padrões de consumo mais sustentáveis.
Para isso, todos os países devem empenhar-se na promoção de padrões sustentáveis de consumo. Os países desenvolvidos devem assumir a liderança na obtenção de padrões sustentáveis de consumo, enquanto os países em desenvolvimento devem procurar atingir padrões sustentáveis de consumo, garantindo o atendimento das necessidades