Agenda 21 Pessoal
Considerando um indivíduo informado e educado, eis algumas atitudes que podem ser tomadas por ele:
Colocar o lixo na lixeira. É simples colocar o lixo na sua respectiva lixeira, quando houver o conjunto de lixeiras separadas, ou então guardá-lo no bolso ou segurá-lo ate encontrar uma. Assim, o problema de ruas e espaços públicos sujos se resolve, assim como os de bueiros bloqueados causando alagamentos.
Separação de lixo por tipo de material. Há, na cidade, a Coleta Seletiva que recolhe lixo separadamente; além disso, existem pessoas que se dispõem a buscar o lixo separado na casa do indivíduo e levá-lo até a sede da empresa responsável. Há também uma coleta específica para móveis antigos, para que estes não sejam largados em terrenos baldios e calçadas, aumentando a poluição e proliferação de possíveis doenças.
Reutilização de material. Esta ação beneficia tanto o ambiente quanto o indivíduo, pois ao criar objetos decorativos e utilitários a partir de outros pré-existentes, não é necessário comprá-los novos, economizando dinheiro, não gerando lixo extra e não dando destino inadequado ao já existente.
Reutilização de água da chuva. Implantando um sistema simples de coleta, esta água pode ser utilizada para atividades cotidianas como lavar roupas, calçadas, entre outras; economizando água, e também dinheiro.
Desligar aparelhos eletrônicos, lâmpadas e torneiras quando não estiverem em uso. Assim, economiza-se energia elétrica, e indiretamente, recursos naturais para que a demanda não seja maior do que a oferta em um futuro próximo.
Deixar o automóvel em casa. Fazendo isso pelo menos uma vez por semana, a emissão de gases nocivos é diminuída, melhorando a qualidade do ar respirado, diminuindo o engarrafamento e beneficiando a saúde do indivíduo.
Usar menos papéis e sacolas plásticas. Usar papel reciclado, folhas usadas para rascunho, caixas de papelão para as compras e usar sacolas de pano reutilizáveis reduzem o desmatamento desnecessário,